SERVIÇOS

Preparo do Solo

Curva de Nível

A Curva de nível traz muitos benefícios para sua propriedade, produção agrícola, pastagem de animais e principalmente para o aumento de renda.

É uma técnica usada por agricultores e pecuaristas para evitar a erosão do sol, reter a água no terreno mantendo a terra sempre fértil e produtiva.

Reproduzir vídeo

Construindo a curva de nível

A curva de nível é construída com a intenção de barrar a agua da chuva de modo que não cause erosões no terreno nem assoreamento dos rios. Após alguns anos construída a curva de nível deve ser reformada, onde a Pá-carregadeira realiza esse serviço como mostrado no vídeo de pegar a terra que está na bacia da curva e joga-la para cima da curva.

Existem vários tipos de curva, porém as mais utilizadas são a embutida que faz jus ao nome onde a Pá-carregadeira realiza um corte diagonal no terreno de aproximadamente 8 metros, após esse corte é levantado a caçamba com o material recolhido 1,40 m, e despejado e empurrado conforme o vídeo.

O segundo modo mais utilizado é a base larga, que tem o mesmo processo inicial do embutido, porém o material não empurrado e sim despejado até o fim da curva.

Processo de preparo do solo:

Definição da textura do solo

O primeiro passo para preparação do solo é necessário identificar o tipo de textura da terra, no qual poderá ser arenoso ou argiloso. Esse processo é importante para definir a distância entre os terraços que será explicada no terceiro passo.

Definição da declividade

O segundo passo é encontrar o valor em porcentagem (%) da declividade do terreno, pois identificar a declividade é imprescindível para encontrar a metragem que será aplicada nas distâncias entre os terraços, no qual você verá no próximo passo.

Definição da distância entre os terraços

Após ter encontrado o valor da declividade do terreno é necessário verificar qual a metragem que se encaixa com esse valor, na tabela de espaçamento de terraços estabelecida pela ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) para cada tipo de textura da terra.

Marcações da Curva de Nível

Depois de feita a metragem de cada terraço, será necessário realizar as marcações com piquetes de madeiras para suavizar a localidade exata das curvas de nível do terreno.

Construindo o terraço

Depois das marcações feitas o quinto e último passo consiste em preparar os equipamentos necessário para começar a construir os terraços com passadas de arado pelo terreno inteiro até deixar o terreno preparado para atender as exigências do cliente, melhorando a qualidade do pasto e a produção agrícola, assim com objetivo de aumentar a renda e contribuir com a natureza.

Finalizando e espelhando as Curvas de Nível

O espelhamento de curva é realizado com foco em aumentar a área plantada, pois é realizado uma correção na “parede” da curva para que fique o mais próximo de 90º.

E para finalizar, tanto na construção como na reforma das curvas a moto niveladora tem o serviço de plainar a parte de trás da curva, aumentado assim a área de plantio.

Reproduzir vídeo